Regulamento

REGULAMENTO DA I MOSTRA VIRTUAL
DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC

1. DOS PROJETOS INTEGRADORES

O Projeto Integrador é uma atividade curricular que se relaciona de forma teórica e prática com a formação pessoal, cidadã e profissional e com os objetivos do curso/perfil de egresso, criando aderência e coerência ao fazer pedagógico.
A prática requer formação para a autoaprendizagem e tem como uma de suas bases o conteúdo trabalhado em sala de aula e as orientações dos professores.
A adoção do Projeto Integrador se respalda por uma concepção de significar e contextualizar a educação em um olhar sistêmico que inclui a inteireza representada pela pluralidade de aplicações dos saberes e consolidação de uma postura capaz de responder às demandas atuais.

2. DA MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC

A Mostra Virtual “Projetos Integradores” é uma das ferramentas de contribuição acadêmica da CNEC junto às comunidades brasileiras.
Consiste na exposição de trabalhos interdisciplinares produzidos pelos estudantes dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior mantidas pela CNEC.
De caráter acadêmico científico, social e cultural, a Mostra dissemina as produções acadêmicas dos estudantes sobre questões atuais que impactem diretamente no desenvolvimento socioeconômico em regiões e cenários diversos.

3. DO OBJETIVO

O objetivo da Mostra Virtual é estimular, divulgar e disseminar os projetos que mais contribuíram para o aprimoramento da formação prática dos estudantes dos cursos da CNEC e, sua aplicação, para a produção de soluções às demandas atuais da sociedade.
O reconhecimento da qualidade do material produzido em âmbito acadêmico e a publicidade dos resultados são formas de incentivo à criatividade e à prática do conhecimento adquirido em todas as áreas.
A iniciativa também representa o zelo da CNEC pelo comprometimento com as causas sociais e comunitárias, traduzindo seus valores e preceitos genuínos desde sua criação, em 1.943.

4. DOS PARTICIPANTES DA I MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC

Podem participar da I MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC todos os estudantes regularmente matriculados em qualquer dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior mantidas pela CNEC, e que tenham desenvolvido atividades nos Projetos Integradores.

5. DA VEICULAÇÃO

A I MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC será veiculada no site www.mostravirtual.cnec.br, disponível publicamente e por tempo indeterminado.
O sítio eletrônico será administrado pela CNEC, sendo esta a única autorizada a fazer inclusões ou exclusões de projetos quando assim julgar pertinente e necessário ao cumprimento da proposta da Mostra Virtual.
Os vídeos referentes aos projetos candidatos à I MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC deverão ser hospedados em sites ou plataformas de acesso público. A Comissão Técnica deverá receber o link do produto para análise e publicação daqueles que cumprirem os requisitos.
É de responsabilidade do Coordenador do Curso e dos Professores Orientadores a pré-seleção dos Projetos Integradores que serão inscritos na I MOSTRA VIRTUAL DOS PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC.
A CNEC reserva para si o direito de utilizar os trabalhos inscritos para fins educacionais, promocionais ou institucionais, conforme critérios descritos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais celebrados com os estudantes.

6. DO PERÍODO

Os Projetos selecionados para divulgação na I MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES formarão um banco de talentos e iniciativas que será veiculado no site da MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC por tempo indeterminado.
A I MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES contemplará produções desenvolvidas nos anos de 2016 e 2017.

7. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão abertas no dia 5 de abril de 2018, pelo site www.mostravirtual.cnec.br
O período de inscrição se encerra às 23h59 (horário de Brasília) do dia 16 de maio de 2018.
Os candidatos devem observar os requisitos de participação, ficando sujeitos à desclassificação aqueles que deixaram de cumprir ao menos um dos requisitos obrigatórios.
Os Projetos Integradores provenientes de trabalhos coletivos e/ou interdisciplinares deverão ser inscritos pelas Coordenações de Cursos, citando os Professores Orientadores e os alunos envolvidos.

Podem ser feitas inscrições individuais por iniciativa de estudante que tenha participado de Projeto Integrador. Neste caso, o Coordenador do Curso fará a inscrição do Projeto Integrador, relacionando o aluno interessado na candidatura.

Cada Instituição de Ensino Superior mantida pela CNEC poderá inscrever até 3 (três) produções/trabalhos acadêmicos.
Ao preencher a ficha de inscrição, o responsável pelo cadastro receberá mensagem de confirmação da candidatura.
A inscrição é gratuita e voluntária.

8. DA AVALIAÇÃO DOS REQUISITOS TÉCNICOS

Os projetos serão analisados por Comissão de Requisitos Técnicos, no período de 17 de maio a 8 de junho de 2018, que avaliará o cumprimento dos requisitos previstos neste Regulamento.

9. DA AVALIAÇÃO ACADÊMICA

Os projetos inscritos que atenderem todos os requisitos estabelecidos serão submetidos à avaliação de COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA.
A Avaliação Acadêmica será realizada entre os dias 11 a 22 de junho de 2018.
A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA selecionará 3 (três) Projetos Integradores finalistas que serão submetidos à Votação Popular.

10. DA VOTAÇÃO

Os Projetos Integradores selecionados pela COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA serão submetidos à votação popular para escolha do Projeto Integrador Vencedor da I MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC.
Cada Projeto Integrador terá uma área específica no site para a descrição, demonstração de resultados e entrevistas com pessoas beneficiadas. Essa divulgação deverá ser feita por meio de vídeo explicativo, com duração máxima de três minutos.
Cada pessoa poderá votar apenas uma vez. Os votos serão computados automaticamente por sistema desenvolvido pela CNEC.
A votação ocorrerá de 23 de junho a 29 de julho de 2018 no site oficial da I MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC – www.mostravirtual.cnec.br
Em caso de empate, será formada comissão especial composta por membros da Diretoria Geral, da Coordenação de Educação e da Secretaria Executiva da CNEC.

10. DOS REQUISITOS TÉCNICOS E DA ANÁLISE ACADÊMICA

10.1 REQUISITOS TÉCNICOS
Os Projetos Integradores inscritos deverão cumprir os seguintes REQUISITOS TÉCNICOS:
a) aprovação e recomendação da Coordenação do Curso;
b) atendimento das temáticas previstas no semestre de realização.
Os Projetos Integradores inscritos devem atender o calendário de datas e os requisitos definidos neste regulamento. Caso não haja o cumprimento de qualquer dos requisitos, o pedido de inscrição será automaticamente indeferido.

10.2 ANÁLISE ACADÊMICA
Os Projetos Integradores que tiverem inscrições deferidas serão submetidos à análise da COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA.
A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA avaliará:
I – Se os Projetos Integradores guardam correlação a uma das seguintes áreas:
a) Responsabilidade Social (economia, educação, meio-ambiente, saúde e bem-estar, mobilidade, moradia, direitos humanos, inclusão);
b) b) Empreendedorismo;
c) c) Tecnologia.

II – Se os Projetos Integradores evidenciam:
a) Relevância – o objetivo do Projeto Integrador deve ter sido atendido com o devido impacto social, cultural, acadêmico, ambiental, tecnológico ou outro aspecto supracitado;
b) Consistência – o Projeto Integrador deve ter cumprido etapas de início, desenvolvimento e conclusão, com comprovação de resultados e benefícios alcançados;
c) Replicabilidade – o Projeto Integrador deve possibilitar sua reprodução em outras Instituições Educacionais, com possibilidade de adaptações necessárias às características de cada região (não é necessário prever as adaptações).

11. DO ENVIO DO MATERIAL PARA ANÁLISE

Os projetos deverão ser enviados, pelas Coordenações de Cursos, em dois arquivos digitais:
a) Documento de texto com as seguintes informações:
a) Título do Projeto;
b) Nome completo da IES;
c) Identificação do Curso e semestre de realização;
d) Turma, nomes do Orientador do PI e dos alunos envolvidos;
e) Período de desenvolvimento do projeto;
f) Descrição do Projeto, contendo: justificativa, objetivos, relevância, metodologia, descrição da implantação do projeto e desenvolvimento do projeto, público atingido, resultados, recursos de apoio, estratégias de acompanhamento, ações de continuidade do projeto (especificar as perspectivas e metas futuras).
b) Arquivo com a apresentação da produção acadêmica, documentando o processo.
A apresentação deve ser inserida no site, necessariamente, nos três formatos abaixo:
• Texto descritivo completo;
• Resumo do trabalho com, no máximo, 600 caracteres;
• Fotos do desenvolvimento da atividade;
• Apresentação em Power Point;
• Vídeo contendo: informações sobre o projeto, depoimentos de pessoas beneficiadas (quando possível), entrevistas com equipe desenvolvedora e demais informações que julgarem pertinentes. Tempo máximo: 3 (três) minutos.
12. DOS RESULTADOS

Os trabalhos selecionados pela COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA serão disponibilizados para votação no site www.mostravirtual.cnec.br, na seção “Projetos”, no dia 22 de junho de 2018.
A votação popular se dará no período de 23 de junho a 29 de julho de 2018 – dia do aniversário de fundação da CNEC.
O projeto escolhido por votação popular será anunciado no site oficial, no dia 11 de agosto de 2018 – Dia do Estudante e do CNEC CIDADANIA.
A equipe organizadora da I MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES entrará em contato com os selecionados para informações adicionais sobre a premiação.

13. DA CERTIFICAÇÃO E DA PREMIAÇÃO

Os 3 (três) Projetos Integradores selecionados pela COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA serão lançados no site oficial de MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC por prazo indeterminado.
Os estudantes e professores que participaram dos Projetos Integradores selecionados pela COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA receberão certificados com o registro de participação e seleção na I MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC. Serão certificados os professores e alunos inscritos na MOSTRA VIRTUAL.
Os estudantes e professores que participaram da execução do Projeto Integrador Vencedor na I MOSTRA VIRTUAL receberão as seguintes premiações:
a) Certificados com o registro de participação no Projeto Integrador Vencedor da I MOSTRA VIRTUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC;
b) Condecoração Máxima concedida pela Diretoria Geral da CNEC, a MEDALHA HONRA AO MÉRITO PROFESSOR FELIPE TIAGO GOMES;
c) Serão certificados os professores e alunos inscritos na I MOSTRA VIRTUAL.

14. CALENDÁRIO – I MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES DA CNEC

 

ATIVIDADE DATA
Lançamento oficial da Mostra de Projetos Integradores 3 de abril de 2018
Abertura das Inscrições 5 de abril de 2018
Encerramento das inscrições e Envio do material para análise 16 de maio de 2018
Análise dos Requisitos Técnicos 17 de maio a 8 de junho de 2018
Avaliação pela Comissão de Avaliação Acadêmica 11 a 22 de junho de 2018
Votação popular 23 de junho a 29 de julho de 2018
Resultado Final – Divulgação do Projeto Integrador Vencedor 11 de Agosto de 2018
Cerimônia de entrega da premiação 11 de Agosto de 2018