CNEC lança site com projetos comunitários inovadores

A página reúne projetos desenvolvidos em sala de aula e que melhoraram a qualidade de vida nas comunidades brasileiras

 

As pesquisas e produções acadêmicas estarão, a partir de agora, disponíveis em ambiente digital. A CNEC – Sistema de Educação nacional voltado às comunidades – lançou a Mostra Digital de Projetos Integradores, um banco de boas práticas criativas e inéditas das faculdades mantidas.

O site reúne as principais ideias inovadoras que modificaram a rotina das comunidades brasileiras. O objetivo é compartilhar soluções que possam ser replicadas e ampliar os benefícios dos produtos e estudos desenvolvidos pelos universitários.

Os projetos são construídos sob a orientação de mestres e doutores da CNEC de forma multidisciplinar. Ou seja, abrangem diversas áreas do conhecimento para criação de produtos e soluções complexas e eficazes.

As propostas apresentadas devem levar em conta critérios de relevância, consistência e possibilidade de expansão em outras cidades e estados. Além disso, devem ter cunho de Responsabilidade Social (Economia, Educação, Meio-Ambiente, Saúde e Bem-Estar, Mobilidade, Habitação, Direitos Humanos e Inclusão), Empreendedorismo e/ou Tecnologia.

“É uma contribuição da CNEC para a ciência, inovação e academia nacional. Além de fazer bem às comunidades impactadas, estimulamos os estudantes a pensar coletivamente, a olhar as dificuldades ao seu redor e buscar soluções com base no aprendizado em sala de aula”, avalia o presidente da CNEC, José Alexandre dos Santos.

Os trabalhos são realizados em grupos e submetidos à aprovação de banca de jurados especialistas em áreas variadas antes de serem disponibilizados. Entre as avaliações, os responsáveis pela produção, pesquisa e desenvolvimento do projeto devem comprovar resultados positivos e concretos das propostas.

Após avaliação especializada, as ideias são divulgadas no site com as respectivas descrições, entrevistas e depoimentos. A partir de então, os trabalhos podem ser votados pelos alunos, professores e comunidade, a fim de identificar o projeto de maior destaque nacional. Os mais votados serão premiados.

A Mostra Virtual de Projetos Integradores está disponível no site www.mostravirtual.cnec.br. A votação das melhores ideias ocorrerá anualmente. O público interessado em contribuir para a escolha pode votar como na modalidade “comunidade”.

Para ter mais informações sobre as propostas e levar para outras cidades, basta entrar em contato pelo telefone (61) 3799-4910.

 

Agência Institucional de Comunicação CNEC

Contato: (61) 3799-4910 ramal 4975

                (61) 993048093